segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cachaça Artesanal e Industrial: Qual a diferença?

Montagem Ilustrativa

Porque afinal de contas, não há nada pior do que ouvir alguém dizer que “Cachaça é tudo igual”, não é mesmo?

Muito bem, a Cachaça, como nós sabemos, é obtida da destilação do caldo da cana-de-açucar fermentado. Essa é a característica comum à todas as cachaças, sejam elas Artesnais ou Industriais, mas as semelhanças acabam aqui.

A Cachaça Industrial vale-se de um processo automatizado e, porque não, impessoal de produção. As principais características são:

Obtida pela destilação simples e contínua da cana-de-açúcar fermentada

A destilação é feita em colunas de destilação industrial

Pode receber adição de seis gramas de açúcar por litro e caramelo para correção de cor

Pode utilizar aditivos químicos no processo de fermentação

Em contrapartida, a Cachaça Artesnal utiliza cana-de-açucar cultivada sem agrotóxicos, colhida manualmente e sem a utilização de fogo (que deteriora a planta). Após a colheita, a moagem para a produção só pode ser feita em até 36 horas, de modo a preservar as características do produto.

Uma vez que esse tipo de Cachaça não admite o uso de aditivos químicos, a Fermentação se dá pelo processo “caipira”, utilizando água potável, o fubá de milho e o farelo de arroz para produzir o vinho com graduação alcoólica, através das leveduras.

O processo de fermentação é longo e o tipo de madeira utilizada no envelhecimento contribui para dar à Cachaça características únicas de sabor, cor e aroma.


Fonte:www.butiquedacachaça.com.br

Nenhum comentário: